quinta-feira, 27 de julho de 2017
Dia do Motociclista
Marcadores:
19,
Amizade,
Aniversário,
Aventura,
Biker,
Café Racer,
Conhecendo o Motociclismo,
Dia do Motociclista,
Kultura Kustom,
MC,
Rebels,
Rock and Roll,
Rocker,
SKROMC
sexta-feira, 7 de julho de 2017
Você tem certeza que entende de customização?
Esta postagem tem como base um ótimo artigo que li no site Garagem Café Racer (www.garagemcaferacer.com.br). Trazemos aqui alguns dos principais estilos de customização existentes. Espero que esta postagem possa ajudar vocês dentro de seus projetos, desenvolvendo seu próprio estilo. Afinal customizar, mais do que se enquadrar em um estilo é implementar sua personalidade na sua moto, é enquadrá-la ao seu gosto, deixando-a com a sua cara.
Cafe Racer:
As Cafe Racers podem ser caracterizadas como motos que fazem referência ao visual das antigas motos inglesas dos anos 60, que eram preparadas com o objetivo de se tornarem mais rápidas nos rachas. O visual busca o minimalismo e a posição de pilotagem é mais "racing". O objetivo era torna-las mais leves e rápidas. Uma Cafe Racer pode ter acessórios modernos, mas o visual tem que estar de acordo com essa premissas.
Bobber:
Estilo criado nos EUA, num período um pouco anterior ao movimento Rocker e com premissas semelhantes as das Cafe Racers: Torna-lá mais leves e rápidas, principalmente em comparação as paquidérmicas motos americanas da época. O estilo é marcado pela posição mais relaxada em Relação as Cafe Racer, e pelas motos serem extremamente simples: Bancos de mola, para-lama traseiro rente ao pneu e ausência do para-lama dianteiro são características marcantes desse estilo.
Bratstyle:
Estilo que foi criado pela oficina japonesa Bratstyle, que nomeia o estilo. Esse estilo deriva diretamente das Cafe Racer e Bobber, mas ai o foco não é a performance pura, mas apenas fazer referência ao estilo minimalista das motos do passado. Visual depenado, retrô e os bancos com pouca espuma fazem parte desse cardápio. As "Brats"são muitos semelhantes as Street Trackers, que abordarei logo mais.
Scrambler:
No passado as primeiras motos com proposta mais voltada ao Off Road foram chamadas de Scrambler. Hoje as Trail cumprem esse papel com maestria, mas essa escola de motos com visual vintage e pegada mais off road ( e muito mais confortáveis) segue firme.
Trackers ou Dirt Trackers:
Inspirados nas motos de Dirt Track americanas dos anos 60 e 70, tem uma pegada um pouco mais esportiva do que as Scrambler.
Street Trackers:
A Street Tracker se aproximam muito das Bratsyle no proposito de algo diferenciado e minimalista e das Tracker por serem mais confortáveis que as Cafe Racers. Podemos dizer que derivam das Tracker, porém tem pegada mais urbana do que "off road". Diferem das Bratstyle por serem personalizações mais contemporâneas, enquanto as Brat flertam mais com o visual retrô. Mas aqui a diferença entre os estilos é muito sutil.
Street Figthers:
Também tem bastante a ver com os estilos anteriores e muitos as julgam como as herdeiras das Cafe Racer. Porém o estilo visual é moderno e rebuscado, as soluções são por vezes exóticas e não tão minimalista como as Cafe Racer. É um estilo bem mais extravagante e muito agressivo.
Racing Réplica:
São as motos que se inspiram nas motos de pista antigas, as "nakeds" deste estilo são muito confundidas com as Cafe Racer.
Estilos menos comuns de customização: Board Tracker, "JapaStyle" e Bōsōzoku:
As Board Tracker são as motos que corriam nas pistas de madeira do anos 20 no EUA, muitas têm como base motos harley-davidson ou Indian antigas.
Já o Japastyle se confunde com o BratStyle, mas na verdade é um estilo difícil de definir, pois os Japas viajam nos designs, cometendo diversos exageros.
Outra escola Japonesa, mas que parece meio esquecida é a Bōsōzoku, que tem uma pegada meio Chopper e bem estranha ao meu gosto.
Bem amigos, de momento esses são o principais estilos (Deixei de fora as Chopper, pois qualquer um sabe o que é) e o estilos mais atuais de motos, como Naked, Esportivas, Touring, etc. A ideia é clarear a percepção do pessoal sobre os estilos de customização e não achar que tudo é Cafe Racer. Porém obviamente esse texto é extremamente resumido e mesmo algumas motos que indiquei são passiveis de discussão, se pertencem ao um determinado estilo outro.
terça-feira, 4 de julho de 2017
domingo, 2 de julho de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)